Missão

Missão

O Centro Social e Paroquial de Ferreirim – Sernancelhe, é uma Instituição de Solidariedade Social Particular, que tem como missão a prestação de apoio social à terceira idade que prime pela Excelência e Qualidade dos serviços, garantindo a prestação dos cuidados básicos, garantindo o bem-estar físico e psicológico dos idosos e permitindo uma velhice Digna e com Qualidade

Visão

Ser um modelo de referência enquanto instituição, aproximando pessoas através da consolidação de afetos, do desenvolvimento humano e de valorização do indivíduo e da Qualidade dos serviços prestados.

Visão

Valores

Os Valores pelos quais o Centro Social e Paroquial de Ferreirim pauta a sua atividade são:

Valores
  • Respeito pelos Direitos Humanos: O respeito pelos direitos humanos é o principal valor que move esta instituição, favorecendo a dignidade e direitos de todos os que a ela pertencem.
  • Solidariedade: Acolher com carácter solidário todos os que recorrem aos nossos serviços, respondendo às suas necessidades e especificidades.
  • Respeito/Ética: Respeitar a condição e características de todos os que apoiamos e daqueles que connosco colaboram, assumindo as limitações da nossa experiência e valorizando outras perspectivas.
  • Confiança: Criar um ambiente de confiança mútua, entre nós e os que apoiamos, inspirando-nos na generosidade, partilha e respeito pelas especificidades de cada um.
  • Privacidade e intimidade: A privacidade e intimidade de cada utente estão sempre presentes nas acções que nos movem.
  • Confidencialidade: Os utentes da nossa Instituição têm direito ao respeito pela confidencialidade de todos os elementos da sua vida.
  • Responsabilidade/Zelo profissional: Dar o melhor de nós próprios e assumir a responsabilidade por atingir os melhores resultados possíveis na nossa área de actuação.
  • Espírito de equipa: O esforço colectivo é a melhor forma de alcançar os nossos objectivos e potenciar o impacto da nossa acção junto dos nossos utentes.

Política de qualidade

Os serviços prestados pelo Centro Social e Paroquial de Ferreirim, devem satisfazer constantemente as necessidades e expectativas dos seus utentes, colaboradores, organização da própria IPSS e comunidade envolvente, promovendo o desenvolvimento da ação social, através da elevada qualidade das suas ações. Assim:

  1. Utentes - a Instituição pretende satisfazer crescentemente as necessidades manifestadas pelos seus utentes, promover o seu bem-estar e proporcionar o acesso, enquanto utentes da Instituição, a serviços de qualidade.
  2. Colaboradores - promover o desenvolvimento e a satisfação dos colaboradores, através da participação em formações, internas ou externas, promover boas condições de trabalho, seja a nível de equipamentos e instalações, como a nível de um bom ambiente de trabalho, que possibilitem o correto desempenho das suas funções.
  3. Organização da Instituição – pretende-se cumprir legal e integralmente a legislação em vigor para cada serviço que presta, e as orientações transmitidas pelos serviços envolventes. Pretende-se igualmente garantir a maturidade crescente da organização e dos projetos realizados, numa prática de melhoria contínua, promovendo a qualidade das metodologias e processos de trabalho;
  4. Comunidade - a Instituição pretende estabelecer parcerias, aceitar estágios profissionais e/ou curriculares e voluntários, bem como promover o contacto da comunidade com o trabalho desenvolvido pelos utentes.
Política de Qualidade